Crise afeta serviços oferecidos pela Casa do Zezinho

A Casa do Zezinho, ONG coordenada pela tia Dag, fechou 600 vagas das 1500 que estavam ativas no ano passado, pois 6 dos 21 apoiadores da Casa deixaram de investir nela, e esses 6 eram os que davam maiores aportes, de forma que os gastos tiveram que ser contingenciados em 40%.

Cada “zezinho” custa 500 reais por mês, além das 500 vagas que estão “adormecidas” ,no termo utilizado pela pedagoga e fundadora da Casa, algumas atividades estão suspensas, pelo menos até encontrar novos apoiadores ou alguns deles retornarem, como é o caso da orquestra que foi encerrada, curso noturno para adultos foi finalizado, assim como a oficina de comunicação, já a oficina de saúde comunitária foi reduzida.

Em 2016, a Casa do Zezinho contraiu uma dívida de 1 milhão de reais para manter todas as atividades, recentemente um grupo de empresários autointitulado “Bonde do Zezinho” ajudou essa dívida a diminuir para 600 mil, a tia Dag tem esperança que eles virem apoiadores perenes do projeto.

Conforme o Estadão, a ONG já beneficiou mais de 20 mil crianças em durante sua existência:

“Como instituição formalizada, a Casa do Zezinho foi criada há 23 anos. Desde então, já atendeu a mais de 20 mil crianças e adolescentes. Ali, elas encontram aulas e oficinas pedagógicas, orientações sociais e psicológicas e alimentação.” (ESTADÃO, 2017)

Conforme Tia Dag, escolheram os que mais necessitavam do acolhimento da casa para continuar a receber os benefícios, “Mantivemos os que tinham maior necessidade de estar lá”, explica a fundadora da ONG, a psicopedagoga Dagmar Rivieri Garroux, a Tia Dag, de 63 anos.(CATRACA LIVRE, 2017)

Existem algumas formas de contribuir para a Casa do Zezinho continuar funcionando: através da “vaquinha on line” acessando o endereço https://www.kickante.com.br/campanhas/casa-do-zezinho-educacao-em-primeiro-lugar; ou através de doação direta para alguma das contas da Casa Banco Bradesco AG. 0837-0 C/C 69647-1 Banco Itaú(341)
AG. 0738 C/C 01212-9 Banco do Brasil AG. 1740-x
C/C 15778-3; doação de Nota Fiscal Paulista com preenchimento de dados no sítio on line: https://www.casadozezinho.org.br/doacao-nf.php;e se associando à Casa do Zezinho para contribuir mensalmente no seguinte sítio https://benfeitoria.com/casadozezinho .

 

 

Fonte:

Portal CRISE leva Casa do Zezinho a reduzir atendimento. ISTOÉ DINHEIRO. Disponível em: <http://www.istoedinheiro.com.br/crise-leva-casa-do-zezinho-a-reduzir-atendimento/&gt; Acesso em 15 julho de 2017.

Portal CRISE leva Casa do Zezinho a reduzir atendimento. ESTADÃO. Disponível em: <http://sao-paulo.estadao.com.br/noticias/geral,crise-leva-casa-do-zezinho-a-reduzir-atendimento,70001739160&gt; Acesso em 12 julho de 2017.

Portal Em meio à crise, Casa do Zezinho reduz quase metade de suas vagas. CATRACA LIVRE. Disponível em: <https://catracalivre.com.br/geral/gentileza-urbana/indicacao/em-meio-crise-casa-do-zezinho-reduz-quase-metade-de-suas-vagas/&gt; Acesso em: 13 julho de 2017.

Deixe um comentário