OBRA DE MOACIR GADOTTI: BONITEZA DE UM SONHO- ENSINAR E APRENDER COM SENTIDO

Nesta obra o autor fala da educação como um ato de sonhar e transformar através do amor e da educação. Traz a figura do educador como ser revolucionário, que tem em sua profissão a responsabilidade de transformar os indivíduos em seres humanos, críticos, participativos e capazes de sonhar superando as adversidades humanas. O obra está dividida em sete capítulos, cada um deles aborda momentos e necessidades da relação educador, educação e aluno, estreitando relações fundamentais para o desenvolvimento de todos os atores desta obra linda, que é chamada ser educação. Gadotti trata do exercício de sonhar através educando e de seus desafios para realização deste ato de educar, onde o professor e o educador precisam encontrar sua identidade em educar, para assim cumprir sua missão.

No primeiro capítulo “Por que ser professor?”, o autor aborda desafios muito atuais enfrentados por professores e educadores em uma sociedade que não valoriza os principais profissionais de qualquer sociedade que deseje enfrentar suas desigualdades. No segundo, “Crise de identidade, crise de sentido”, ele aponta os desafios encontrados pelos profissionais, no que se refere a sua identidade enquanto educador, de entender o sentido de educar e se desafiar a isso. No terceiro, “Formação continuada do Professor” aborda a necessidade de constante atualização do profissional para que não fique distante da realidade de seus alunos, acompanhando as constantes mudanças tecnológicas e comportamentais. No quarto, “Ser Professor na Sociedade Aprendente”, Gadotti fala da interação de aprendizados, entre professor e aluno, onde ambos aprendem e ensinam. No quinto, “Aprender com emoção, ensinar com alegria”, aqui, ele trata da emoção e da alegria como componentes fundamentais para a conquista do aluno, uma aula repleta de amor e alegria completa o saber, e resgata a auto estima do aluno. No sexto, “Educar para uma vida saudável”, educar para uma vida em sociedade e em equilíbrio é garantir a própria existência, pois o avanço constante das desigualdades e do capitalismo aceleram destruição humana. No último capítulo, “Ser professor, ser educador”, Gadotti trata da importância e do compromisso que os professores e educadores têm para com a humanidade, educar seres humanos comprometidos em combater as desigualdades sociais, sendo críticos, participativos, reflexivos, intelectuais e atuantes politicamente ativos, este desafio sem dúvida não é fácil.

Esta obra retrata os sonhos e desafios da área mais importante de qualquer nação, tornando-a muito atual, não existe sociedade justa sem uma educação de qualidade que possa combater suas desigualdades. Os professores e educação são agentes fundamentais de qualquer transformação, a educação humana passa por estes profissionais, que a cada momento enfrentam desafios maiores, seja no quesito sobrevivência e manutenção individuas, ou de garantias de direitos básicos e condições de trabalho. Ora, como formar um indivíduo critico, capaz de lutar por sua sociedade sem autonomia, sem poder elaborar uma aula diferente que estimule o pensamento critico.

Atualmente, tivemos uma série de leis que tiram a autonomia do professor, visando monitorar e restringir os métodos de ensino, tivemos aqui no Brasil em diversas cidades a “Lei da Mordaça” que visava retirar não só a autonomia do professor, mais restringi-lo ao conteúdo monitorado. Portanto, professores e educadores precisam ser verdadeiros militantes da educação, precisamos, todos, estudantes, professores, educadores e sociedade civil, defende-la com unhas e dentes, pois, a educação está em constante disputa. Segundo Moacir Gadotti, “educar é o ato de disseminar amor”, não existe mundo justo e com vida de qualidade sem uma educação pensada com amor.

Deixe um comentário