EU SOU ATLÂNTICA

O livro Eu sou atlântica, do antropólogo Alex Ratts, publicado em 2007 apresenta a trajetória de vida de Beatriz Nascimento. A obra foi produzida em parceria do Instituto Kuanza e Imprensa Oficial do Estado de São Paulo.

O autor propõe tirar do esquecimento em que se encontra a trajetória de vida e a contribuição intelectual de Beatriz Nascimento. Não é uma biografia tradicional, mas sim um diálogo solidário e comovido com Beatriz Nascimento, procurando recolocar sua voz nos circuitos acadêmicos e militantes, como apresenta Hubert Alquéres.

beatriznascimento-eusou-livro

O livro é dividido em duas partes. Na primeira apresenta-se o autor expõe sua relação com Beatriz, os projetos que realizaram juntos, conta a biografia e analisa alguns escrito de Beatriz.

Na segunda parte são apresentados na íntegra alguns dos principais textos escritos por Beatriz Nascimento, como Por uma história do homem negro, Negro e racismo, Nossa democracia racial.

Quanto ao título, refere-se a uma das expressões chaves utilizadas por Beatriz, “transatlanticidade” – decorrente da diáspora africana que recria a cultura negra na relação intercontinental .

A imprensa oficial disponibilizou o livro completo para download. Abaixo segue o link:

http://livraria.imprensaoficial.com.br/eu-sou-atlantica-imprensa-social.html

Deixe um comentário