Biografia

022-florestan-01

Florestan Fernandes – Fundador da socilogia crítica brasileira

 

Florestan Fernandes nasceu em São Paulo, no dia 22 de julho de 1920. Foi criado por sua madrinha em conjunto com sua mãe, empregada doméstica na capital paulista na época. Assim como a maioria dos brasileiros, Florestan enfrentou a realidade de conciliar estudos com trabalho, dividia seu tempo entre os livros e os afazeres de engraxate e auxiliar de barbearia.

Conforme o tempo passava, crescia com ele o interesse pelos estudos. Em 1941 ingressou na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP) onde concluiu o curso de Ciências Sociais. Os anos referentes à sua graduação foram regados por diversas dificuldades, não bastassem as dificuldades enfrentadas devido o pobre ensino público que recebeu no ensino primário, Fernandes percebeu a falta de investimento do governo na universidade e a desvalorização dos professores.

Ao finalizar sua graduação, devido seu destaque ao longo do curso, foi convidado a atuar como professor assistente na cadeira de Sociologia da USP. Nessa mesma instituição, anos mais tarde, obteve o título de doutor, após ter cursado seu mestrado na Escola Livre de Sociologia e Política. Seu período trabalhando como professor titular da cadeira de Sociologia findou com o início da ditadura militar onde o AI-5 abriu o processo de perseguição a qualquer pessoa que trabalhasse acerca do pensamento crítico.

Durante o período que precisou se afastar do Brasil o sociólogo permaneceu lecionando no exterior. Após a reabertura democrática, Fernandes destacou-se pela militância no PT, partido no qual se elegeu deputado Federal em 1986. O considerado fundador da sociologia crítica brasileira faleceu em São Paulo, em agosto de 1995, vítima de um transplante mal sucedido no fígado.

Deixe um comentário